terça-feira, 8 de março de 2011

Apuração de São Paulo - A Música Venceu!!

Estou muito feliz com o título da Vai-Vai, minha escola do coração e que apresentou um dos melhores desfiles do ano.

Porém, a apuração trouxe algumas surpresas pra mim. Pra começar, vamos comparar o resultado oficial com os meus palpites, feitos no domingo:

Pos.
Meus palpites
Resultado oficial
1º)
Mancha Verde
Vai-Vai
2º)
Vai-Vai
Acadêmicos do Tucuruvi
3º)
Mocidade Alegre
Unidos de Vila Maria
4º)
Império de Casa Verde
Mancha Verde
5º)
Gaviões da Fiel
Gaviões da Fiel
6º)
Rosas de Ouro
Águia de Ouro
7º)
X-9 Paulistana
Mocidade Alegre
8º)
Nenê de Vila Matilde
Rosas de Ouro
9º)
Pérola Negra
Tom Maior
10º)
Unidos de Vila Maria
X-9 Paulistana
11º)
Tom Maior
Pérola Negra
12º)
Acadêmicos do Tucuruvi
Império de Casa Verde
13º)
Águia de Ouro
Nenê de Vila Matilde
14º)
Unidos do Peruche
Unidos do Peruche

Como se vê, só acertei as posições da Gaviões e do Peruche (sendo que esta última era óbvia). A primeira surpresa que eu aponto é o vice-campeonato da Acadêmicos do Tucuruvi. Um resultado triplamente histórico: primeiro porque a escola nunca havia conseguido uma colocação tão boa. Segundo porque foi um resultado raro pra quem desfila tão cedo (a Tucuruvi foi a terceira escola da sexta). Terceiro porque calou a boca de todos os racistas paulistanos que ameaçaram a escola no fim do ano passado. Uma bonita lição que, tomara, enfraqueça esse movimento anônimo e criminoso.

Outra surpresa é o resultado da Vila Maria. Eu não vi nada no desfile que me sugerisse uma terceira colocação. Também me surpreendi com os péssimos resultados da Mocidade e, principalmente, do Império.

Uma coisa que me deixou triste, mas que, infelizmente, não é surpresa alguma foi o preconceito com escolas pequenas e/ou recém-chegadas do Acesso. Peruche ok, foi péssima mesmo e ia cair de todo jeito. Mas o que a Nenê fez pra ser rebaixada?! O que a Pérola Negra fez pra ficar em 11º?! Pra mim, essas duas escolas fizeram desfiles melhores que Águia de Ouro e Vila Maria, por exemplo. Uma coisa que pode ter atrapalhado a Pérola Negra foi a luz do dia, o que tornou seu desfile diferente dos demais (como eu havia dito na análise postada no sábado, foi um desfile com menos brilho e luz e com mais cores que os outros). Eu achei isso muito bonito, mas os jurados parecem não ter gostado. Se a Globo fosse mais flexível na sua programação e a LigaSP fosse mais enfática na defesa de seus interesses, os desfiles teriam começado mais cedo e a Pérola poderia ter passado no horário da Vai-Vai, ou seja, com o dia ainda amanhecendo, o que reduziria as diferenças nos efeitos especiais e na iluminação.

Também não gostei da posição da Mancha Verde. Uma escola que teve a melhor entrada das duas noites, mostrou a comissão de frente mais original dos últimos anos e tinha um samba arrebatador não merecia ficar em quarto lugar.

No mais, achei os resultados até justos. Bom para a comunidade do Bixiga, que comemorou o título pela décima quarta vez. Mas, mesmo depois de tantos troféus, ainda há algo inédito: pela primeira vez em sua história a Vai-Vai foi campeã desfilando na sexta-feira.

Parabéns, Bixiga!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário