quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Top 5 Jingles 2010

Todo período eleitoral é cheio daquelas musiquinhas alegres e empolgantes (cof cof) que servem de trilha para um vídeo com lindos apertos de mão, sorrisos e beijinhos. Sim, os famigerados jingles de campanha. Imagina só que honra ver uma música que você escreveu ser cantarolada por multidões e ficar grudada nas mentes do povo por semanas? Pena que ninguém fique sabendo quem compõe aqueles troços. Aliás, não deve ser por acaso que ninguém fica famoso por ter composto um jingle. Até eles devem ter vergonha disso.

De qualquer forma, escolhi cinco jingles para um Top 5 da campanha eleitoral de 2010. São eles:

5. Alberto Feitosa (PR, candidato a Deputado Estadual em Pernambuco): esse jingle nem é dos mais famosos, mas deve grudar na cabeça de muita gente. Não duvido que alguém comece a dançar quando ouve a música, mesmo que isso seja no meio da rua. Destaque para a criatividade da letra (cof cof [2]). 

4. Manoel Ferreira (PR, candidato a Deputado Estadual em Pernambuco): o PR/PE tá inspirado esse ano, hein? Mais um jingle com grande criatividade (cof cof [3]), mas com um ritmo melhorzinho que o outro. Se eu ouvir por mais de um minuto, corro o risco de ficar com isso grudado na cabeça o resto do dia. 

3. Cleiton Collins (PSC, candidato a Deputado Estadual em Pernambuco): esse é famosíssimo! Curioso é que, provavelmente, ninguém nunca ouviu a música inteira, já que o tempo no guia é curto demais pra isso. É um dos meus preferidos e poderia até ganhar a medalha de ouro, mas como os dois que o derrotaram lutaram arduamente pra isso, ficou apenas com o bronze.

2. Fernando Collor (PTB, candidato a Governador em Alagoas): esse ficou com a prata mais pela cara de pau do que por qualquer outra coisa. Collor deve ter pagado um cachê muito alto pro grupo que gravou isso, com adicional só pela frase "Já votei no Collor e vou votar de novo". A parte do "É Lula apoiando Collor / É Collor apoiando Dilma" gerou até processo do PDT/AL, mas que não deu em nada (oh!).

1. Ey-ey-eymael (PSDC, candidato a Presidente): ele, claro! Eu juro que pretendia colocar o nome completo da criatura, mas... qual é o nome do Ey-ey-eymael? Não lembrei e preferi não pesquisar, já que ele só é conhecido pelo jingle (mais ou menos como o Meu-nome-é-enéas-cinquenta-e-seis). Ninguém deve conhecer esse jingle inteiro, também - não dá tempo!





"Ey-ey-eymael, um democrata cristão..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário