terça-feira, 17 de agosto de 2010

1000 dias de Wikipédia

Ontem, dia 16 de agosto, completei mil dias de registro na Wikipédia. A Wikipédia é uma enciclopédia online colaborativa, ou seja, é um projeto voluntário (e gratuito) em que qualquer pessoa pode contribuir agregando informações em qualquer área do conhecimento humano.

Em meu primeiro contato com a Wikipédia, não gostei da proposta. Como acreditar na veracidade de um site em que qualquer pessoa pode alterar o que está escrito? Depois de algum tempo, percebi que não era bem assim e decidi colaborar. Passei três dias traduzindo este artigo (e apanhando dos códigos wiki) e em 21 de novembro de 2007 salvei o resultado.

Nas primeiras semanas, me acostumei com os códigos e mexi em alguns artigos pelos quais eu me interessava. Quando o Campeonato Pernambucano de Futebol de 2008 começou, me autodeclarei o responsável pelas atualizações dos resultados e aproveitei para expandir os artigos das outras edições, tarefa que levou quase seis meses. Nessa época, minha "vida" na Wikipédia se resumia ao domínio principal (como é chamado o conjunto das páginas de conteúdo enciclopédico, ou seja, os artigos). Em junho, aproveitei a proximidade dos Jogos Olímpicos de Pequim e comecei a editar artigos referente às Olimpíadas. Ao perceber que a tarefa era grande demais para ser executada por uma só pessoa, idealizei o Projeto Jogos Olímpicos ("Projetos" são páginas que concentram trabalho a fazer sobre determinado tema), que mais tarde viria a se tornar o Projeto Eventos multiesportivos.

Com o passar do tempo, fui conhecendo as políticas da Wikipédia e me familiarizando com a "comunidade" (por ser um projeto voluntário sem um "dono", tudo é definido pela comunidade, o conjunto de usuários ativos, que discutem e votam matérias de interesse geral). Logo no início de 2009, me candidatei a administrador. Quer dizer, isso na teoria, porque na prática eu fui indicado (as eleições ocorrem quando o usuário se autonomeia candidato ou é indicado por alguém), algo que considero o maior erro de minha atuação na Wikipédia. Isso porque quem "me indicou" (as aspas são porque eu poderia - e deveria - ter me autonomeado) foi uma usuária envolvida em diversas polêmicas, acusada de formar "panelinhas" e colecionadora de desafetos. Como é de se imaginar, eu logo fui jogado pelos opositores dela dentro dessas "panelinhas", mesmo sem nunca ter feito parte de nada.

Nos meu curto período como administrador me envolvi em algumas confusões, em virtude de meu temperamento (o popular "não levar desaforo pra casa", apesar de editar sempre do computador de casa) e de minha inexperiência, principalmente no campo político (fazer "política da boa vizinhança" falsamente nunca foi a minha). Em sete meses, sofri um pedido de "desnomeação" (essa palavra não existe na língua portuguesa, mas sabe-se lá por quê nunca foi alterada) e um de suspensão, ambos fracassados. Minha paciência acabou e, após uma moção de confiança (um questionamento feito pelo próprio administrador à comunidade acerca de sua atuação, que não tem nenhum efeito prático a menos que o administrador queira) em que a maioria dos votantes reprovou minha atuação, decidi me autodestituir do cargo.

O alívio foi enorme e passei um bom tempo respirando um ar muito mais puro dentro do ambiente wiki. Entre o fim de 2009 e o início de 2010, pensei várias vezes em me lançar candidato novamente e até cheguei a redigir uma candidatura, mas nunca a publiquei. Preferi continuar como um editor comum, tocando o projeto com a ajuda de usuários comprometidíssimos com o tema. Nesse meio tempo, aliás, me lancei candidato ao Conselho de Arbitragem, a instância máxima de resolução de conflitos no projeto. Tudo ocorreu tranquilamente (para minha surpresa) e por pouco eu não fui eleito membro suplente.

Dois momentos me fizeram mudar mais uma vez meu comportamento na Wikipédia (mas desta vez de uma maneira mais radical): as Olimpíadas de Inverno e a Copa do Mundo. Durante esses eventos, eu ficava mais na frente da tv do que na do computador, e entrava só por alguns minutos pra checar como andavam as coisas. Por causa dessa visão mais distante, eu pude ver cada vez mais discussões inúteis, brigas de egos e perdas de tempo desnecessárias, o que me deixou profundamente descontente com o projeto. Apesar de ter um excelente objetivo, a Wikipédia tem um "pequeno" defeito: é feita com pessoas. E as pessoas podem ser um problema em qualquer canto em que se metam.

Em virtude disso, estou cada vez mais afastado do projeto. Lamento apenas deixar de lado assuntos que eu gosto tanto, como os do Projeto Eventos Multiesportivos. São poucos os usuários que "resistem" a três, quatro anos de registro. Eu não fui um deles. Espero, daqui a um tempo, voltar e ver um clima mais legal. Do jeito que está, não dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário