quarta-feira, 20 de outubro de 2010

"Nordestinos em São Paulo"

Confesso que logo que soube que este seria o tema da edição de ontem do programa "A Liga", da Band, logo me interessei. Não por já ter ído a São Paulo ou por ter parentes morando lá. Mas por querer saber qual enfoque seria dado. Seria tão preconceituoso quanto os movimentos criminosos que existem por lá? Seria uma "ode a um povo sofrido que merece respeito", ainda que forçado? Seria uma exaltação à cidade de São Paulo, "que a todos acolhe e onde sempre cabe mais uns"?

Na verdade, acabou sendo um misto disso tudo. Um programa bom, imparcial e que mostrou por vários ângulos a relação entre nordestinos e a maior cidade do Brasil. Na verdade, "imparcial" não foi tanto. Na minha opinião, exaltou demais as qualidades econômicas e financeiras de São Paulo (verdadeiras, mas não era o tema do programa) e quase jogou pra baixo do tapete a questão do preconceito (mostrou apenas um caso de dois homens, um cearense e um paulistano, que foram procurar trabalho, sendo que o primeiro foi ignorado e o segundo saiu da agência empregado).

O programa mostrou a longa e perigosa viagem de um pernambucano rumo à capital paulista (mostrou mesmo, já que um dos apresentadores viajou ao lado do emigrante, vivendo na pele a experiência), a vida sofrida de uma baiana que viajou esperançosa, foi largada pelo marido com quatro filhos e precisa trancá-los dentro do barraco em que mora pra poder trabalhar (fazendo bicos em uma feira livre) e a alegria dos nordestinos ao encontrarem forró na maior cidade do país (tudo bem que o show que eles acompanharam foi de Garota Safada, mas tem quem goste...).

Foi o primeiro A Liga que eu assisti. Gostei. Parabéns à Band pelo andamento do programa e por nem ao menos citar a existência de grupos organizados que desejam o fim dos nordestinos em São Paulo. Pra terminar, indico um ótimo texto do paulistano Rob Gordon no excelente blog Championship Vinyl: "Carta Aberta do Movimento 'São Paulo para os Paulistas'".

***
Update: este post recebeu um comentário (anônimo, como fazem os covardes) colaborando para o preconceito contra nordestinos. Obviamente foi excluído. O episódio mostra que o tema "Preconceito" deveria ter sido melhor abordado no programa. Ficou parecendo que "pode até existir, mas não é comum". Na verdade, não é bem assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário